Páginas

Reações Adversas: Fique Atento às Reações Adversas ao Usar Medicamentos.

Agora o site Atenção Farmacêutica On Line também disponibiliza aos internautas , o formulário da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de Comunicação a Reações Adversas ao Uso de Medicamentos.

Caracteriza-se por Reação Adversa qualquer reação que resulte em:
- Morte, 
- Ameaça à vida
- Hospitalização ou prolongamento de hospitalização existente;
- Deficiência/incapacidade persistente ou significante;
- Anomalia congênita/defeito no nascimento;
- Efeito clinicamente importanteincluindo os efeitos por uso não preconizado na bula ou abuso.

Motivos diversos expõem as pessoas a efeitos indesejados. A utilização de medicamentos em situações não indicadas ou em circunstâncias que desrespeitem os critérios de uso racional pode provocar danos. É comum haver conseqüências como intoxicação.

Ainda que sejam respeitados os critérios de segurança, pode-se deparar com uma RAM (reação adversa ao medicamento), definida como “reação nociva e não-intencional, que ocorre em doses normalmente usadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas”.

Para prevenir ou reduzir os efeitos nocivos manifestados pelo paciente e melhorar as ações de saúde pública, é fundamental dispor de um sistema de farmacovigilância. Conforme define a OMS (Organização Mundial de Saúde), farmacovigilância é a “ciência relativa à identificação, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos”.

A finalidade deste formulário é levar  ao conhecimento da ANVISA informações sobre as reações indesejáveis no uso de medicamentos em tratamentos clínicos, ou exponenciais.  Dessa forma, informações sobre reações adversas, toxicidade crônica, uso em grupos especiais ou interações medicamentosas encontram-se freqüentemente incompletas ou indisponíveis . Esses dados demonstram a necessidade dos estudos pós-comercialização e a importância da farmacovigilância na monitorização do perfil de segurança dos medicamentos na prática clínica, já que alguns efeitos adversos sérios e raros só são descobertos após vários anos de utilização do produto .

Informações referenciais: ANVISA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário